A Moschino inicia um novo capítulo. A marca principal do grupo de moda italiano Aeffe divulgou as primeiras imagens oficiais de seu novo estilo, idealizado por Adrian Appiolaza, nomeado diretor criativo da Moschino no início do ano. O designer argentino lança sua primeira campanha publicitária para a Moschino em 17 de julho, e a primeira coleção que desenhou para a marca estará disponível nas lojas no mesmo dia. A coleção “0” de Appiolaza, para o Outono/Inverno 2024-25, foi apresentada pela primeira vez em Milão, em fevereiro.
Este é um novo começo significativo para Appiolaza e para a Moschino, que emerge de um longo período de transição marcado por vários momentos importantes. O primeiro foi a saída de Jeremy Scott em março de 2023, após 10 anos como diretor criativo. O sucessor de Scott, Davide Renne, foi nomeado em outubro de 2023, mas infelizmente faleceu em 10 de novembro de 2023, poucos dias após assumir o comando do estilo na Moschino.
O novo diretor criativo Appiolaza entrou na Moschino em janeiro e teve apenas seis semanas para desenhar sua primeira coleção, mas conseguiu direcionar a marca para uma nova direção estética preservando sua identidade. A primeira coleção de Appiolaza apresentava muitas referências aos elementos característicos da Moschino, como looks trompe l’oeil, jeans, pérolas, bolinhas e nuvens. Detalhes peculiares e toques divertidos também abundavam, juntamente com vários looks marcantes. Sem mencionar os acessórios, como bolsas em formato de pão, remetendo à baguete francesa e à michetta milanesa. Appiolaza se inspirou nos arquivos da marca e conseguiu recapturar o espírito do fundador Franco Moschino, criando looks direcionais e altamente contemporâneos com novos volumes. Cada item parece contar sua própria história, bem longe dos produtos clichês com logotipos.
“Estou muito feliz com o trabalho que Adrian está fazendo para dar à Moschino uma nova identidade estética e de produto, com o máximo respeito pelo espírito autêntico e original da marca. Quando apresentamos a coleção ‘0’ em fevereiro, e depois no desfile co-ed que realizamos em junho, percebemos que havia muito entusiasmo entre os compradores internacionais, extremamente interessados na nova direção que a marca está tomando”, disse o presidente executivo da Aeffe, Massimo Ferretti, ao FashionNetwork.com.
A coleção será distribuída através das 51 lojas monomarcas da Moschino em todo o mundo, assim como em quase 300 lojas multimarcas. “Temos grandes expectativas para o potencial de crescimento da marca e já começamos a ver os primeiros frutos da nossa nova direção”, disse Ferretti.
Para reforçar essa importante mudança, a Moschino planeja abrir duas pop-up stores em setembro. Uma nas Galeries Lafayette em Paris, apresentando uma seleção de looks da coleção Outono/Inverno 2024-25. A outra loja, dentro da filial principal da loja de departamentos Lotte em Seul, na Coreia do Sul, será dedicada à Tie Me Bag, um novo produto que a Moschino deseja destacar.
Esta bolsa clássica possui uma longa alça removível que pode ser enrolada na bolsa várias vezes. A Tie Me Bag, disponível em couro napa e camurça, vem em três tamanhos em preto, marrom escuro, bege, assim como em uma versão jeans, e é destaque nas fotos da nova campanha. A versão pequena custa € 950, a média € 1.495.
A primeira campanha de Appiolaza para a Moschino apresenta fotos e vídeos filmados pelo fotógrafo belga Willy Vanderperre e pelo diretor de criação e stylist Alastair McKimm, ex-editor-chefe da conceituada revista britânica i-D. Dois ícones da indústria da moda que inspiraram Appiolaza, como ele disse ao FashionNetwork.com: “Quando morava em Londres, adorava a cultura da i-D. Na escola, não pude deixar de admirar o que estava acontecendo na moda em Antuérpia. Poder criar minha primeira campanha publicitária com Willy e Alastair me permitiu reconciliar essas duas paixões.”
A campanha será lançada impressa em setembro e na quarta-feira, 17 de julho, online e nas redes sociais da Moschino. Notavelmente na conta da marca no Instagram, cujo conteúdo anterior foi completamente deletado no dia anterior (16 de julho). A campanha retrata cinco mulheres da Moschino em Milão em diferentes contextos. Em plena compra em um supermercado, em uma loja de discos, na chuva e passeando por alguns dos marcos icônicos da cidade, como o Duomo e a Torre Velasca.